Life Style
Deixe um comentário

Aviso aos Navegantes

A medida que recebo cumprimentos pela coragem de embarcar em um novo estilo de vida e ouço os primeiros feedbacks de pessoas que se sentiram inspiradas pela decisão que tomei e de outras que acreditam que nunca poderão mudar a rotina, cresce a minha responsabilidade. A ideia do #TFCP é mostrar possibilidade e não utopia.

Alguns requisitos são necessários para dar o pontapé. Como esse não é um sabático, é preciso trabalhar. Assim, a atividade profissional do candidato a piloto de tapete voador deve oferecer a possibilidade de atuar à distância. Mais fácil para jornalistas, designers e programadores. Possível para vários outros profissionais. Hoje um radiologista pode facilmente emitir laudos à distância.

No meu caso, possuo empresa e tenho contratos de longo prazo. A diferença é que estabeleci um limite de projetos simultâneos, para não comprometer minha qualidade criativa e minha capacidade de entrega. A disciplina é fundamental: trabalho de segunda a sexta, em horário comercial. Claro que me permito usar parte da semana útil para assuntos pessoais e até para lazer, mas nesses casos retorno ao trabalho e só encerro o expediente quando concluo o check list do dia. Em Brasília, possuo home office e integro um escritório de coworking. E estou equipada para trabalhar em qualquer lugar. É o meu trabalho que custeia meu projeto de vida e a forma como atuo hoje é resultado de toda uma trajetória profissional e pessoal.

Ser um empreendedor individual (vamos falar em breve sobre isso!) requer também um olhar cuidadoso para o futuro. As orientações fornecidas por qualquer consultor financeiro são: pague seu INSS, faça previdência privada, tenha seguro com cobertura para situações de afastamento involuntário do trabalho. Como o preço da liberdade é a precaução, o seguro-saúde deve ser local e nacional para quem viaja. Também aprendi a comprar à vista, graças ao economista e filósofo José Eustáquio Moreira de Carvalho (veja aqui minha entrevista com ele).

Antes que você pense “Ah, isso dá muito trabalho”, eu lembro: a vida adulta dá mesmo muito trabalho. Melhor que seja para ser feliz

Deixe um comentário

